quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Jardins produtivos

Afinal, qual o significado de "jardins produtivos"? Qual sua função?

Como o próprio nome já diz, estes jardins dão muitos frutos a quem os cultiva pois, além de toda beleza dos jardins, proporcionam diversos outros atrativos. Nestes jardins, frutíferas são inseridas nos projetos para trazerem frutas frescas e saudáveis; ervas medicinais se fazem presentes para "temperar" o dia-a-dia (ou as comidas ou os chás), além de trazerem benefícios de cura, conhecimento e - de certa forma - uma conexão com a natureza.

Bom... se os jardins passam a ser produtivos, inevitavelmente eles precisam da interação do homem para colher seus frutos, usar seus temperos, apreciar sua beleza e seu perfume. Assim, o jardim deixa de ser intocável e essa conexão do homem com a natureza se torna cada vez mais íntima. Ele passará a conhecer mais sobre as ervas e como usá-las, saberá quais frutas estão na época de amadurecimento e, com isso, notar que essas frutas que vemos nos mercados o ano inteiro devem passar por diversos tratamentos (leia-se venenos) para que, por fora, se conservem, mas na verdade o seu gosto e seu cheiro já se perderam há gerações!

Ainda pode gerar maior biodiversidade, pois diversas espécies de plantas serão introduzidas no espaço, e isso trará diferentes tipos de animais e, com isso, uma interação plantas-animais-homem se estabelecerá de forma positiva, produzindo cada vez mais benefícios!

Não apenas produtivo, mas também educativo!
Os sentidos podem ser a todo momento testados: seja pelo tato, tocando as folhas das diversas espécies; seja pelo olfato e pelo paladar, sentindo o perfume e o gosto de cada erva e de cada fruta ou legume; seja pela visão, observando cada movimento e todas as cores que preenchem o jardim estando sempre atento aos ruídos dos insetos e animais que por ali habitam.

Um comentário: